Cidades

<<< Voltar para a página anterior...

A região onde se encontra a Ilha do Futuro é muito rica em florestas, matas, plantas, animais e belas pequenas cidades com muita história e habitantes cheios de hospitalidade.

Veja mais detalhes nos textos abaixo.

Itatiaia - RJ

“Pedra Cheia de Pontas”. Este é o significado da palavra Itatiaia em tupi guarani.

Criado pela lei nº 1330 de 6 de julho de 1988, por desmembramento de Resende, Itatiaia foi elevada a cidade em 1º de junho de 1989. Com uma área de 225 Km2 e uma população de 31.185 habitantes, o município é conhecido internacionalmente pelo Parque Nacional, primeira reserva florestal do país.

O primeiro povoado no local surgiu em 1832, com o nome de Campo Belo. Na mesma década, em 1839, foi instalada a primeira igreja, dedicada ao padroeiro da cidade São José. Só em 1943, com o Decreto-Lei nº 1056, a Vila recebeu o nome atual.

 

Itamonte - MG

Em meio à exuberância da floresta tropical da Mata Atlântica, Itamonte é provida de inúmeras belezas naturais. Além disso preserva ainda a "tradicional cultura mineira", na fabricação artesanal dos queijos tipo parmesão e Minas, da manteiga batida na mão, da tecelagem e tingimento de cobertas de lã e, principalmente, na maneira de ser, falar e viver, que devem ser cuidadas do mesmo modo que as Matas e os Rios.

Na área rural do município se encontram grandes belezas naturais que pertencem à Área de Proteção Ambiental (APA) da Mantiqueira, ao Parque Estadual do Papagaio e ao Parque Nacional de Itatiaia. Seus campos são ricos em belas cachoeiras. As mais conhecidas são as cachoeiras da Conquista, Escorrega, Campo Redondo e a Frangária. Nessa última, você pode tomar um banho de água mineral que jorra das fontes do alto da Garganta do Registro. As corredeiras dos rios Aiuruoca e Capivari possibilitam a prática de esportes de aventura. Para quem gosta de pescar, a opção é a pesca de truta arco-íris, ao melhor estilo fly no Rio Aiuruoca. Para praticar caminhada ou escalada, a sugestão é ir às Prateleiras e ao Pico das Agulhas Negras, sendo que o acesso é feito pela Garganta do Registro, em 12km de chão de terra. As quatro estações bem definidas exigem ao turista fazer ao menos uma visita no inverno e outra no verão, permitindo assim desfrutar um pouco de tudo que Itamonte tem a oferecer.

Um dos mais altos e belos lugares do Brasil, onde o ecoturismo e o turismo de aventura tem tratamento especial. Existem picos para a prática de escalada, rapel, tiroleza e vôo livre. Locais propícios para trilhas de mountain bike, trekking e cavalgadas. Cachoeiras para canyoning, corredeiras para acqua-ride e canoagem, escorregador natural, e poços de água cristalina.

 

Povoado de Engenheiro Passos - RJ

Tem como marca registrada a presença de casarões antigosna área rual. Casaróes estes que atestam a opulência e a prosperidade econômica da época do café no Vale do Paraíba.

Interessante, também, a visitação agendada in loco, à fábrica de combustível nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil / INB, que mantém um Centro Zôo Botânico com inventário da flora e fauna nativas, além de banco de sementes.

Vale a pena a simples visita, ou, ainda, a opção de passar o dia e saborear a comida à lenhas, doces caseiros e as várias opções de lazer para crianças e adultos.

 

Resende - RJ

É um importante tecnopólo que abriga importantes indústrias, como a única fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen no mundo e a única indústria de enriquecimento de urânio brasileira, das Indústrias Nucleares do Brasil, entre outras.

Em Resende está localizada a renomada Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a única escola de formação de oficiais combatentes do Exército no país. Com uma área total de 67 km², é a segunda maior Academia Militar do mundo.

O PIB de Resende é o segundo maior da região Sul Fluminense, e está entre os dez maiores do estado. Com seu alto PIB per capita, longa expectativa de vida e alto nível de infraestrutura, Resende é apontada como a quinta melhor cidade fluminense, segundo o Índice de Qualidade dos Municípios (IQM-RJ), medido pela Fundação CIDE.


<<< Voltar para a página anterior...