Muito próximo a Ilha do Futuro esta um dos mais belos parques do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia.

Itatiaia, que em tupi-guarani significa "penhasco cheio de pontas", surpreende pela beleza natural e pela excelência do clima. O maior atrativo da região, transformada em parque nacional em 1937, é o Pico das Agulhas Negras - que até pouco tempo era considerado o mais alto da região sudeste, com seus 2.787m de altitude.

Nas Prateleiras, a 2.540m, pode-se contemplar as belas paisagens da Serra da Mantiqueira, do Vale do Paraíba e do Pico das Agulhas Negras, além de desfrutar o prazer de conquistar o cume desta formação rochosa de tamanha imponência.

A parte baixa do parque, a cerca de 750m de altitude, é coberta por Mata Atlântica com árvores centenárias. A parte alta apresenta relevo montanhoso, com penhascos e encostas. O terreno ondulado favorece a existência de diversas cascatas e cachoeiras.

Itatiaia oferece boas aventuras: trekkings para explorar a beleza da região e escaladas de picos incríveis.

-------------------------

Parte da História

As terras que hoje constituem o Parque Nacional do Itatiaia pertenciam ao Sr. Irineu Evangelista de Souza, Visconde de Mauá, e foram adquiridas pela Fazenda Federal em 1908 para a criação de dois núcleos coloniais que, porém, não foram bem sucedidos, passando as terras para o Ministério da Agricultura, o qual, em 1929, criou uma Estação Biológica subordinada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro

A idéia de transformação em Parque Nacional data de 1913, e foi aconselhada pelo botânico Alberto Lofgren.

Em dezembro do mesmo ano, José Umbmayer advogou interessadamente essa causa, através de uma conferência realizada na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, que contou com apoio e simpatia de Derby Lofgren e o Barão Homem de Melo, conhecedores da região.

Somente em 1937 foi então criado o primeiro Parque Nacional do Brasil, através do Decreto Federal nr. 1713, de 14 de junho.

<<< Voltar para a página anterior...